Pasta Mecânica

Também chamada em menor escala por alguns de pasta de madeira, é o material obtido da madeira por processos puramente mecânicos, em máquinas chamadas moinhos de pasta, onde a madeira cortada em toras de tamanho adequado, descascada e limpa, é pressionada de encontro a uma pedra rotativa, geralmente de natureza sintética.

Modernamente estão sendo usados para a fabricação de pasta mecânica partindo de madeiras duras, os refinadores ou moinhos de discos. Neste caso a madeira é primeiro cortada em cavacos. Geralmente, a pasta depois de sair do moinho passa em um depurador plano, onde são removidas as lascas e pedaços de madeira. As instalações mais evoluídas possuem ainda depuradores rotativos que funcionando a baixa concentração, removem os palitos, e separadores centrífugos para remoção de areia. A pasta é por vezes também branqueada, o que geralmente é feito em instalações convencionais com peróxido de hidrogênio ou hidrosulfeto de zinco ou sódio.

A qualidade final da pasta depende da madeira em si, do tipo de pedra ou disco e do modo como a moagem é efetuada. As características principais da pasta são a uniformidade, cor, limpeza, grau de desaguamento e a resistência das fibras.

Insam Madeiras - Todos os direitos reservados.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player